Floresta amazónica: um olhar em torno dos discursos ambientais e a política brasileira

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Clécia Lima Ferreira
Maria Luiza Figueiredo Heine

Keywords

Floresta amazónica, poder, discursos políticos, política

Resumo

O presente trabalho retirado da tese de doutoramento, defendida na Universidade Nova de Lisboa, que tem o título “Os Discursos Legitimadores ambientais e a Política em Torno da Floresta Amazônica”. A tese em questão apresenta o resultado do estudo do fenômeno do poder aludido à Floresta Amazônica. Ao considerar que a Ciência Política ressalta os aspetos práticos do exercício do poder e que as ideias são legitimadas nas discussões políticas, este trabalho buscou analisar os discursos políticos dos agentes governamentais e não governamentais acerca das políticas públicas ambientais em relação à Floresta Amazônica; apresentar os principais argumentos das retóricas sobre a Floresta; assim como, identificar se há diferenças entre os discursos governamentais e não governamentais e verificar se as políticas públicas sobre a Floresta Amazônica têm cumprido o seu propósito. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. Após análise dos resultados, foi possível constatar que existem discursos legitimados sobre a Floresta Amazônica, os quais não condizem com a sua realidade.

Abstract 571 | PDF Downloads 328

Referências

Aragón, Luis Eduardo. (2013). Amazônia, conhecer para desenvolver e conservar: cinco temas para um debate. São Paulo: Hucitec.
Becker, Bertha K. (2009). Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
Bei (Coord.) (2003). Como cuidar da nossa água. São Paulo: Bei Comunicação. (Coleção entenda e aprenda).
Brasil, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico.
Castro, Edna (Org). (2008). Cidades na floresta. Belém: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/Universidade Federal do Pará.
Dias, Reinaldo; Matos, Fernanda. (2012). Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. Sã o Paulo: Atlas.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2016.
Meirelles Filho, João. (2004). O livro de ouro da Amazônia: mitos e verdades sobre a região mais cobiçada do planeta. Rio de Janeiro: Ediouro.
Miranda, Jorge Babot. (2005). Amazônia: área cobiçada. Porto Alegre: Age.
Moreira, Adriano. (1979). Ciência política. Amadora: Bertrand.
__________. (2011) Teoria das relações internacionais. 7. ed. Coimbra: Almedina.
Oliveira, J. A.; Schor,T. (2009). Manaus: transformações e permanências, do forte a metrópole regional. In: Castro, E. (Org.). Cidades na Floresta. São Paulo, Annablume, p. 41-98.
Porto, Antonio Augusto Cruz; Pamplona, Danielle Anne. (2012). Políticas Públicas voltadas a? educaçã o: um caminho rumo a? Democracia. In: PAMPLONA, Danielle Anne (Org.). Polí ticas pú blicas: elementos para alcance do desenvolvimento sustentá vel. Curitiba: Juruá.
Sirvinkas, Luís Paulo. (2012). Manual de direito ambiental. 10.ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Saraiva.