A pintura e o cinema enquanto linguagens de um mesmo ecossistema estético Uma análise de “Rythmus21” de Hans Richter e as suas relações com o dadaísmo de Hans Arp

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leonardo Charréu
Ana Charréu

Keywords

cinema; Hans Richter; pintura; dadaísmo; ecossistema estético.

Resumo

Este texto procura pensar a relação entre uma das primeiras películas da obra cinematográfica experimental e pioneira do realizador Hans Richter e o principal movimento vanguardista da época que ficou conhecido como Dadaísmo e que marcou intensamente o panorama das artes visuais na Europa, no período compreendido entre as duas grandes guerras mundiais. O cinema experimental de Richter é então contrastado com a pintura de Harp e ambas as linguagens naquilo que têm de singular, são analisadas dentro de uma perspetiva que definimos (baseados em Medeiros e Pimentel, 2013) como ecossistema estético.

Abstract 582 | PDF Downloads 470

Referências

Aumont, J. (2004). As teorias dos cineastas. São Paulo: Papirus.
Aumont, J.; Marie, M. (2008). Dicionário teórico e crítico de cinema. Lisboa: Texto e Grafia.
Déotte, J-L. (2010). L’acinéma de J.-F. Lyotard, Appareil, 6, Disponível em http://journals.openedition.org/appareil/973.
Dikovitskaya, M. (2005). Visual Culture: the study of the visual after the cultural turn. Cambridge: MIT Press.
Efendi, V. (2017). Film Meets Art III. [Arquivo de vídeo]. Disponível em https://vimeo.com/216681753.
Efendi, V. (2016b). Film Meets Art II. [Arquivo de vídeo]. Disponível em https://vimeo.com/183325662.
Efendi, V. (2016a). Film Meets Art. [Arquivo de vídeo]. Disponível em https://vimeo.com/158235317
Elger, D; Grosenick, U. (Eds.) (2005) Dadaísmo. Koln: Taschen
Genton, F. (2010). L’image libérée ou le cinéma selon Hans Richter In Patricia-Laure Thivat (Dir.), Dossier: Peintres cinéastes , in Ligeia, nº 97-100, janvier-juin 2010, p. 49-62.
Graff, R. D. (Realizador) (1956). Duchamp Interview, [Arquivo de vídeo], Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DzwADsrOEJk&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2Ns1iGG3REFU59Jq329Ofjsnfubpn6GNdXF82mdFjxA1T-_MBtxjfcJU0.
Hernández, F. (2007). Catadores de Cultura Visual. Porto Alegre: Editora Mediação.
Michaud, P. A.; Bajac, Q. e Migayrou, F. (2006). Le mouvement des images. Paris: Éditions du Centre Pompidou.
Michaud, P-A.; Benson, T. (Dir.) (2013). Hans Richter, la traversée du siécle (catálogo). Metz: Éditions du Centre Pompidou Metz.
Mirzoeff, N. (1998). The Visual Culture Reader. London: Routledge.
Medeiros, A.; Pimentel L. (Orgs.) (2013). Ecossistemas estéticos In Medeiros, A.; Hamoy, I. (Orgs.) Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos (pp.7-13). Belém: PPGARTES/ICA/UFPA.
Païni, D.; De Fleury, M. e Morice, J. (1995). L’art et le septième art. Paris: Éditions Le Fresnoy.
Richter, H. (1921). Rythmus21 [Arquivo de vídeo], Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FYPb8uIQENs
Starr, C. (1972) Richter on film [Arquivo de vídeo], Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Pbu9X8ZKdcg
Thivat, P-L. (Dir.) (2010). Peintres Cinéastes, Ligeia, n° 97-100, janv.-juin.
Thivat, P-L. (2011). Introduction. Vies d’artistes au cinéma. L’Histoire, le mythe et le miroir. In Thivat, P-L. (Dir.) Biographies de peintres à l’écran. Rennes: Presses Universitaires de Rennes.
Vancheri, L. (2007). Cinéma et peinture. Paris: Armand Colin.
Zinman, G. (2014). Between canvas and celluloid: Painted films and filmed paintings. The Moving Image Review & Art Journal, 3(2), 162-176.